Um dos mais importantes nomes da MPB, o cantor e compositor Toquinho desembarca na Quarta Colônia, neste sábado, para um show às 19h30, no Palco Bell’Anima, anfiteatro ao ar livre que fica entre as cidades de Restinga Sêca e São João do Polêsine. O artista apresentará o novo espetáculo, A Arte de Viver, que reúne clássicos dos 55 anos de carreira, como Tarde em Itapuã, Que Maravilha, Regra Três, Samba de Orly, Aquarela, Caderno e tantas outras.
A apresentação em voz e violão, que une a técnica e a sensibilidade do grande músico, ainda contará com a participação da cantora goiana Camilla Faustino. A artista tem se destacado no cenário da música brasileira e foi indicada ao Grammy Latino pelo último álbum Bossa Sempre Bossa.
O show fica por conta de Toquinho e Camilla, mas não se resume a isso. A parceria celebra também as referências musicais do artista, que ele apelida de “doces fantasmas”:
– Esses doces fantasmas que me acompanham em cada acorde em cada canção que eu toco. Estão todos ali na maneira de tocar, de improvisar, de colocar a voz… Eu, todos eles e a Camilla Faustino vamos estar no palco – conta Toquinho.
Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Jorge Ben Jor são algumas das principais parcerias e referências que marcaram a vida e a trajetória musical do compositor. As maiores influências do artista são Baden Powell, Edgard Gianullo e Oscar Castro Neves. Poucos artistas podem se orgulhar de ter tantos sucessos populares, de tão alta qualidade, como ele que há mais de 50 anos tem conquistado plateias de todas as idades.
Retorno aos palcos
Durante os anos de 2020 e 2021, Toquinho se ausentou dos palcos devido a pandemia, mas não parou de produzir. Ele desenvolveu um projeto com 20 módulos de vídeos e conteúdos exclusivos com opção de legendas em quatro idiomas. A série Minha história em 20 Canções, foi uma forma de passar adiante experiências musicais e de vida. A ideia partiu de Camilla:
– Ela teve a ideia de gravar 20 canções de uma forma quase didática, onde eu pudesse contar a história das canções e depois explicar harmonicamente cada canção. As pessoas gostam muito disso, eu faço até nos shows. Isso inspira muita gente – explica Toquinho.
Com o sentimento de que a carreira está recomeçando a cada show que faz, Toquinho se reinventa diariamente. Quando questionado pelo Diário sobre o que o público pode esperar da apresentação, o artista da MPB contou que o repertório é variado, com clássicos, canções solo, canções acompanhado, músicas infantis, entre outras surpresas:
– É um prato cheio! Alguém vai ter que gostar de alguma coisa porque o cardápio é variado (risos). Espero que vocês venham também cantar com a gente, porque vão ter muitos sucessos que fazem parte da vida, memória e das emoções de vocês! – convida Toquinho.